Somos um só

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Corrupção, prática comun das ideologias de direita e de esquerda

 
          A compaixão, fruto da sabedoria, fruto da expansão da consciência, é o caminho verdadeiro para a construção de uma humanidade justa e sustentável. Pois, pela política, o que observamos são discursos a favor da libertação dos pobres, são críticas contra os governos que estão no poder; mas quando os opositores, os "revolucionários" chegam ao poder e esquecem os interesses coletivos, transformam-se na aristocracia política, transformam-se em funcionários estatais elitizados, tornam-se praticante da corrupção e da burocracia, passando a cuidar melhor dos lucros da classe dominante.
          Por isso, devemos aprender a compaixão e praticá-la para servir simplesmente pelo prazer de amar incondicionalmente o próximo.


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Aceitando a morte material


A morte de um ente querido é sempre um sentimento dolorido no coração de quem ama.
            Há uma historia Zen bonita: em uma vila, uma mãe perdeu seu único filho, ela o amava imensamente. Ela abraçava o corpo do filho não permitindo que o enterrassem. Preocupados, os familiares a levaram a um sábio mestre.
           A mãe pediu que o mestre trouxesse o seu filho de volta. O mestre respondeu que primeiro ela tinha que cumprir uma tarefa. Ele disse, "vá as casas do vilarejo e peça uma semente de mostarda para cada família que nunca tenha perdido um ente querido, e traga a mim".
           A mãe voltou ao mestre sem nenhuma semente de mostarda. Ela Aceitou o fato e compreendeu que as formas se transformam, nascem, crescem, e morrem, mas o espírito é eterno, é a nossa natureza.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A unidade do idealismo e do materialismo


Hegel quando escreveu sobre a unidade e prioridade da consciência estava correto, porém, a forma distorcida como se popularizou suas idéias, inclusive manipulada como ideologia a serviço das falsas religiões e classes poderosas da época; motivou Marx a fazer uma crítica justa ao hegelismo. Marx colocou a filosofia de cabeça para baixo, dizendo que a matéria é a base da vida. Hoje fica claro, que os dois sistemas estão corretos, pois Consciência e matéria é uma única realidade.
           O equívoco é falar de matéria como objetos separados e independentes, e incorretos, são falar do pensamento como entidade separada. A vida é um Ser, uma Existência, uma Consciência Una, o campo quântico; é o que Você é, é o que Eu Sou quando estamos  nos momentos de harmonia com o todo, nos momento de meditação,  Eu Sou o todo; depois dessa clareza sentimos a compaixão e, passamos a ação transformadora pelo nosso irmão, por nós mesmos, pois Eu e meu semelhante, essencialmente somos Um só. 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O dia do trabalho: A senssível compaixão


Viva o dia do trabalho. Quando se é insensível à exploração do trabalhador temos aí uma pessoa egoísta; mas servir e amar a todos como a nós mesmo, isso é compaixão. Jesus na paixão de cristo deu sua vida material por nós, os seus irmãos. Ele mostrou o caminho do amor ao próximo. Agora seguimos seus passos, lutando e amando, por justiça, pela liberdade da consciência, e pela libertação do homem.
Na sociedade que eu defendo todos têm o poder criativo de viver feliz. Sou contra qualquer centralização autoritária do poder. E o critério ético é o princípio do trabalho. Viva o dia do trabalho.