Somos um só

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O paraíso agora


Geralmente, a pessoa espiritual só se preocupa com o fim da vida. Ela somente se interessa em chegar ao fim da vida e alcançar o paraíso. Focados na salvação, que prá elas, só chega após a morte, algumas pessoas negam o sorisso, a dança, a poesia, a música, a emoção... Dizendo elas: "São coisas do mundo".
          Essa postura é torturante para a própria pessoa. Desenvolve o sentimento de culpa. As pessoas acham que não são dignas de se alegrar. Daí projetam, pra elas mesmas, o sofrimento, a autopunição, doenças...
         Eu acredito é na celebração da vida, na alegria, no êxtase. Esse é o paraíso que não tem antes nem depois. Não tem nenhuma localização geográfica como grande, pequeno, perto, distante. O paraíso é o agora eterno e é a unidade dinâmica da vida.
        A vida é uma viagem contínua. Osho diz que "Na vida há milhões de flores, os passáros cantam canções e o sol nasce, e a noite é cheia de estrelas. Deixe também a jornada ser bonita."

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dialética sim, Materialismo?


Há duas explicações principais sobre a realidade. Uma é o positivismo, ela afirma só o lado bom da vida e nega o conflito, a luta e o contrário. A outra concepção é o materialismo dialético, que se não evoluir ou desenvolver permanecerá incompleto, apesar de ser superior; pois a matéria não é determinante, ela é criada pelo pensamento, podendo também o pensamento ser influenciado pela matéria; mas nem uma dessas abstrações existem, nem a matéria, nem as imagens de pensamento, elas são ilusórias; antigamente Issac Newton dizia que a realidade era formada pela mecânica dos blocos materiais, daí projetou-se que a matéria ou blocos materiais fossem a essência dos fenômenos; hoje, a física moderna ultrapassou esse conhecimento.
            Assim, a matéria ou a ideia são inexistentes, são criações da imaginação mental; a realidade derivante é o processo, o campo quântico, a consciência una, onde a matéria ou a realidade objetiva são padrões transitórios, fugazes.
            Portanto, o positivismo, mesmo hegemônico e guiando muita gente, ele é excludente. E o materialismo dialético, mesmo com todos os avanços que ele proporcionou para a humanidade, hoje, ele necessita de desenvolvimento e atualização da linguagem.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Quem é você?


Quando fazemos a busca pelo divino, de uma forma apaixonada; de um jeito que só vemos e só queremos Deus. Tudo se torna espiritual. Tudo se torna Deus. Os pássaros, as estrelas, as flores, o sorriso, as lágrimas, a vida! Tudo se torna Jesus. Tudo se torna iluminado.

Nessa busca, a pergunta mais importante é esta: Quem é você? Observando a natureza podemos sentir dicas auxiliadoras. Pois, uma goda de água não é uma gota, é água. Ela nasce do rio e volta para o rio. Uma onda no oceano, não se separa do oceano, é oceano. Assim ocorre conosco. Não somos um objeto definido, somos um processo. Somos o Um interligado. Pois Deus nos criou para sermos Ele.

         Mas a mente geralmente engana tornando-nos objetos frágeis. Definindo-nos como entidades separadas do mundo.  Daí vem à angústia, o medo... É o falso eu, o inexistente dominando a pessoa e o tornando triste. 

Mas essa busca para saber quem é você, essa busca pela harmonização da pessoa com o universo, é um processo no qual cada um tem que viver, tem que sentir.

Saber quem somos só é possível pela experiência da própria pessoa. Aos poucos vamos experimentando a harmonia, daí a pouco deixamos de ser o ego. Deixamos de ser uma partícula frágil. O mundo, a matéria e todos nós se transformamos em Deus.  É quando o mundo e todos os fenômenos se harmonizam numa só realidade - A alegria divina será sua vida e o egoísmo desaparece.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Feliz aniversário! Companheira Cleuma Farias


Hoje, 13 de novembro, a Cleuma acordou cedinho, eram 6 horas da manhã.  Ela abriu os olhos, olhou para o Isaias, vendo que eu ainda dormia lembrou que era o início do dia do seu aniversário, agradeceu a Deus, sorriu...
Sua percepção de si mesma abrangia o universo todo, estava em si, mas não se limitava ao seu corpo. Parecia que o quarto todo tinha a sua consciência; os pássaros, as flores, as pessoas, as estrelas, o sol, Deus, eram um só espírito, o Seu. o “eu” se dissolvendo no Eu, como a  gota de orvalho que se dissolve no oceano. Tudo isso é a sua consciência, o seu Ser, a sua Vida.
Na paz do silêncio lembrou que seu espírito eterno é o mesmo que presenciou fases especiais de sua vida. A inocência de ser criança, a curiosidade da adolescência, a juventude...Imaginou suas riquezas, sua família, amigos, saúde, seu trabalho, sua coragem e a sabedoria diante dos desafios naturais do mundo. Seu corpo se encheu de gratidão, ela orou:“Obrigado Deus”.
Quando a percepção do Eu estar presente o mundo da vaidade, ambição, avareza, ódio, raiva desaparecem. Esse mundo não nos interessa. É bom viver no espírito de Deus.
Acordei em seguida, vi seu sorriso, a abracei e disse: “Feliz aniversário querida Cleuma !”.  

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

99% das pessoas não entram no reino de Deus


Pode não parecer, mas noventa e nove por cento das pessoas são do tipo negociantes, comerciantes.
Deus chama você a todo o momento. Mas você encontra-se ocupado demais para entrar no Reino de Deus. Há sempre outras prioridades, seus negócios...
Elas são ocupadas com coisas, mercadorias, coisas insignificantes. As pessoas não se ocupam com elas mesmas, por isso, são vazias.
Elas não se ocupam com a sua consciência – o espírito é eterno e é a essência de todos os seres. A consciência não pode ser vendida nem comprada. Para esse tipo de pessoas ela (a consciência) não tem utilidade.
A poesia é insignificante, a religião, Deus... Porque não pode ser transformado em objetos rentáveis, em dinheiro, posses. Para o negociante, o dinheiro é a coisa mais significativa. Deus não.
Outra coisa: O convite de Deus está sempre presente. Mas, Deus é sempre o último item na lista de um negociante. Você não pode usar Deus, pode desfrutar.
Desfrutar é diferente de usar. Você olha para uma árvore, o verde, o sol nascendo, você desfruta isso, você não pode vender isso; você olha para uma flor, há beleza nela. Mas o negociante colherá a flor e vai vender no mercado. Ele usa a flor. Você não pode pegar Deus e ir vender no mercado. Mas o negociante procura ganhar alguma coisa com Deus. Criam templos. Geram um grande negócio. E desvia-se do caminho...
Aceitar o convite de Deus é o mesmo que nascer de novo, converter-se, viver em consciência, sentir a alegria, ser silencioso, feliz. É estar Vivo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O saber espiritual ver a verdade, a vida que não morre



Os sábios religiosos dizem que tudo o que existe é Deus. É o Ser, a unidade do universo. Já a ciência que vigora em nossos dias fala do mundo sendo fenômenos separados uns dos outros; afirma que o mundo é uma coleção de objetos isolados, com fronteiras distintas. Assim são duas buscas diferentes: pelo espiritual chega-se ao campo quântico (a unidade dinâmica), e, pela mente lógica encontra-se o átomo indivisível (particula elementar).
            A visão que separa as coisas no mundo é útil e prática, mas não é real. Um olhar mais profundo sentirá que tudo é uma Vida só.
            Osho, o sábio oriental, baseado na sabedoria espiritual diz:
           “As árvores se encontram com o céu, o céu se derrama nas árvores”.
             A vida é assim, não há separação. Veja: alguns dias atrás você ficou triste. Você sabe exatamente o momento que ficou infeliz? Ou, quando você se sente feliz. Você sabe precisamente o momento que se tornou feliz? Não podemos saber. A realidade é que a felicidade e a infelicidade não são duas coisas. Uma está na outra. Tudo é Deus, a harmonia oculta.
           A realidade é como um oceano. As ondas são as “coisas” que vem e vão, nasce do oceano e se desfaz nele. Tudo é vida, o Ser.
           As coisas são uma só. Mas é a mente superficial quem diz: isso é quente, isso é frio. Isso é amor, isso é ódio. Isso é saúde, isso é doença... Mas existe felicidade sem a infelicidade? Saúde sem a doença? Não existe.
           Essas são afirmações valorosas, que podem ser comprovadas por sua experiência, por seu sentimento. Veja com seu espírito, você ficará mais inteligente. Você compreenderá a verdade básica – os fenômenos são uma mesma realidade. Uma só Vida dinâmica.

sábado, 1 de setembro de 2012

Vencendo o medo com a verdade!


            Há uma ordem maior. Ela não tem fim. Não tem objetivo. Para que tudo funcione e a felicidade possa ser experimentada por nós, é preciso andar sintonizado com a existência.
            Por isso, toda vez, que provações surgirem, por causa de situações ameaçadoras evite enfrentá-las sozinho. Você, e, nada nesse mundo existem separados uns dos outros.
            A ciência e a nova religião se encontraram para evidenciar que a realidade é como uma teia de formas interligadas e dinâmicas. Assim é a vida. um mesmo Ser. Nós, separados, não existimos, o “eu”, o medo, a angústia são  ilusões. A verdade é que somos a Grande Vida, o Eu verdadeiro.
           Quando sabemos dessa verdade, a ilusão se desfaz. Os problemas desaparecem. E o nosso destino é o destino de Deus.