Somos um só

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O dia do trabalho: A senssível compaixão


Viva o dia do trabalho. Quando se é insensível à exploração do trabalhador temos aí uma pessoa egoísta; mas servir e amar a todos como a nós mesmo, isso é compaixão. Jesus na paixão de cristo deu sua vida material por nós, os seus irmãos. Ele mostrou o caminho do amor ao próximo. Agora seguimos seus passos, lutando e amando, por justiça, pela liberdade da consciência, e pela libertação do homem.
Na sociedade que eu defendo todos têm o poder criativo de viver feliz. Sou contra qualquer centralização autoritária do poder. E o critério ético é o princípio do trabalho. Viva o dia do trabalho.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sei que nada sei



A vida não pode ser compreendida. Ela é um mistério para ser vivido, para ser desfrutado.
Depois que Sócrates, o sábio Grego, disse “Eu sei que nada sei”, algumas pessoas achavam que ele estava com falsa humildade, já que era considerado o homem mais inteligente da Grécia. Não era hipocrisia, Sócrates sabia que a verdade não podia ser dita. Ele era sábio, não dava respostas, só as pessoas ignorantes têm respostas para tudo.
Ele dizia que sua maneira de dialogar era como um trabalho de uma parteira. Pelo diálogo, Sócrates levava as pessoas à duvidar e a reconhecer sua incapacidade de conhecer as verdades últimas. Assim, seus discípulos superavam todas as ilusões da mente. E desse sofrimento, nascia uma sabedoria leve e luminosa.
A falsa sociedade não aceita pessoas como Sócrates, como Jesus e muitos outros. Ela os assassinam, quer dizer, pensa que os matam. Pois a nossa consciência, o nosso ser é de Deus, quer dizer de Jesus, de Sócrates... Por isso, continuamos rebeldes, graças a Deus.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O paraíso agora


Geralmente, a pessoa espiritual só se preocupa com o fim da vida. Ela somente se interessa em chegar ao fim da vida e alcançar o paraíso. Focados na salvação, que prá elas, só chega após a morte, algumas pessoas negam o sorisso, a dança, a poesia, a música, a emoção... Dizendo elas: "São coisas do mundo".
          Essa postura é torturante para a própria pessoa. Desenvolve o sentimento de culpa. As pessoas acham que não são dignas de se alegrar. Daí projetam, pra elas mesmas, o sofrimento, a autopunição, doenças...
         Eu acredito é na celebração da vida, na alegria, no êxtase. Esse é o paraíso que não tem antes nem depois. Não tem nenhuma localização geográfica como grande, pequeno, perto, distante. O paraíso é o agora eterno e é a unidade dinâmica da vida.
        A vida é uma viagem contínua. Osho diz que "Na vida há milhões de flores, os passáros cantam canções e o sol nasce, e a noite é cheia de estrelas. Deixe também a jornada ser bonita."

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dialética sim, Materialismo?


Há duas explicações principais sobre a realidade. Uma é o positivismo, ela afirma só o lado bom da vida e nega o conflito, a luta e o contrário. A outra concepção é o materialismo dialético, que se não evoluir ou desenvolver permanecerá incompleto, apesar de ser superior; pois a matéria não é determinante, ela é criada pelo pensamento, podendo também o pensamento ser influenciado pela matéria; mas nem uma dessas abstrações existem, nem a matéria, nem as imagens de pensamento, elas são ilusórias; antigamente Issac Newton dizia que a realidade era formada pela mecânica dos blocos materiais, daí projetou-se que a matéria ou blocos materiais fossem a essência dos fenômenos; hoje, a física moderna ultrapassou esse conhecimento.
            Assim, a matéria ou a ideia são inexistentes, são criações da imaginação mental; a realidade derivante é o processo, o campo quântico, a consciência una, onde a matéria ou a realidade objetiva são padrões transitórios, fugazes.
            Portanto, o positivismo, mesmo hegemônico e guiando muita gente, ele é excludente. E o materialismo dialético, mesmo com todos os avanços que ele proporcionou para a humanidade, hoje, ele necessita de desenvolvimento e atualização da linguagem.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Quem é você?


Quando fazemos a busca pelo divino, de uma forma apaixonada; de um jeito que só vemos e só queremos Deus. Tudo se torna espiritual. Tudo se torna Deus. Os pássaros, as estrelas, as flores, o sorriso, as lágrimas, a vida! Tudo se torna Jesus. Tudo se torna iluminado.

Nessa busca, a pergunta mais importante é esta: Quem é você? Observando a natureza podemos sentir dicas auxiliadoras. Pois, uma goda de água não é uma gota, é água. Ela nasce do rio e volta para o rio. Uma onda no oceano, não se separa do oceano, é oceano. Assim ocorre conosco. Não somos um objeto definido, somos um processo. Somos o Um interligado. Pois Deus nos criou para sermos Ele.

         Mas a mente geralmente engana tornando-nos objetos frágeis. Definindo-nos como entidades separadas do mundo.  Daí vem à angústia, o medo... É o falso eu, o inexistente dominando a pessoa e o tornando triste. 

Mas essa busca para saber quem é você, essa busca pela harmonização da pessoa com o universo, é um processo no qual cada um tem que viver, tem que sentir.

Saber quem somos só é possível pela experiência da própria pessoa. Aos poucos vamos experimentando a harmonia, daí a pouco deixamos de ser o ego. Deixamos de ser uma partícula frágil. O mundo, a matéria e todos nós se transformamos em Deus.  É quando o mundo e todos os fenômenos se harmonizam numa só realidade - A alegria divina será sua vida e o egoísmo desaparece.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Feliz aniversário! Companheira Cleuma Farias


Hoje, 13 de novembro, a Cleuma acordou cedinho, eram 6 horas da manhã.  Ela abriu os olhos, olhou para o Isaias, vendo que eu ainda dormia lembrou que era o início do dia do seu aniversário, agradeceu a Deus, sorriu...
Sua percepção de si mesma abrangia o universo todo, estava em si, mas não se limitava ao seu corpo. Parecia que o quarto todo tinha a sua consciência; os pássaros, as flores, as pessoas, as estrelas, o sol, Deus, eram um só espírito, o Seu. o “eu” se dissolvendo no Eu, como a  gota de orvalho que se dissolve no oceano. Tudo isso é a sua consciência, o seu Ser, a sua Vida.
Na paz do silêncio lembrou que seu espírito eterno é o mesmo que presenciou fases especiais de sua vida. A inocência de ser criança, a curiosidade da adolescência, a juventude...Imaginou suas riquezas, sua família, amigos, saúde, seu trabalho, sua coragem e a sabedoria diante dos desafios naturais do mundo. Seu corpo se encheu de gratidão, ela orou:“Obrigado Deus”.
Quando a percepção do Eu estar presente o mundo da vaidade, ambição, avareza, ódio, raiva desaparecem. Esse mundo não nos interessa. É bom viver no espírito de Deus.
Acordei em seguida, vi seu sorriso, a abracei e disse: “Feliz aniversário querida Cleuma !”.  

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

99% das pessoas não entram no reino de Deus


Pode não parecer, mas noventa e nove por cento das pessoas são do tipo negociantes, comerciantes.
Deus chama você a todo o momento. Mas você encontra-se ocupado demais para entrar no Reino de Deus. Há sempre outras prioridades, seus negócios...
Elas são ocupadas com coisas, mercadorias, coisas insignificantes. As pessoas não se ocupam com elas mesmas, por isso, são vazias.
Elas não se ocupam com a sua consciência – o espírito é eterno e é a essência de todos os seres. A consciência não pode ser vendida nem comprada. Para esse tipo de pessoas ela (a consciência) não tem utilidade.
A poesia é insignificante, a religião, Deus... Porque não pode ser transformado em objetos rentáveis, em dinheiro, posses. Para o negociante, o dinheiro é a coisa mais significativa. Deus não.
Outra coisa: O convite de Deus está sempre presente. Mas, Deus é sempre o último item na lista de um negociante. Você não pode usar Deus, pode desfrutar.
Desfrutar é diferente de usar. Você olha para uma árvore, o verde, o sol nascendo, você desfruta isso, você não pode vender isso; você olha para uma flor, há beleza nela. Mas o negociante colherá a flor e vai vender no mercado. Ele usa a flor. Você não pode pegar Deus e ir vender no mercado. Mas o negociante procura ganhar alguma coisa com Deus. Criam templos. Geram um grande negócio. E desvia-se do caminho...
Aceitar o convite de Deus é o mesmo que nascer de novo, converter-se, viver em consciência, sentir a alegria, ser silencioso, feliz. É estar Vivo.