O livro de Leonardo Boff , sobre a parábola da Águia e da galinha. É uma boa reflexão sobre a condição humana, sobre o comportamento humano. O ser humano, sendo por natureza superior. Compara-se a águia; mas, ás vezes, é condicionado pela ideologia social, é explorado pelo sistema econômico. Às vezes, é condenado a viver como galinha, alienado, dominado.
Pretendo enrriquecer esse blog com as essências da nova ciência, que compreende o universo como uma unidade dinâmica. Com isso, auxiliar as pessoas para a auto-realização.
Somos um só
sexta-feira, 14 de junho de 2013
A liberdade é o nosso destino
O livro de Leonardo Boff , sobre a parábola da Águia e da galinha. É uma boa reflexão sobre a condição humana, sobre o comportamento humano. O ser humano, sendo por natureza superior. Compara-se a águia; mas, ás vezes, é condicionado pela ideologia social, é explorado pelo sistema econômico. Às vezes, é condenado a viver como galinha, alienado, dominado.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
O maior dos mandamentos
Ao testar Jesus sobre as
escrituras, os fariseus perguntaram qual é o maior dos mandamentos. Jesus disse
que eles podem ser resumidos apenas em dois: 1º amar a Deus sobre todas as
coisas, de todo o coração, de toda a sua alma e de todo o entendimento, e o 2º
amar ao próximo como a ti mesmo. Cristo nos ensina o caminho do amor. Ensina-nos
a compaixão, pois quem a tem demonstra sabedoria espiritual, consciência ampla,
integral e plena.
Outra coisa, para amar o próximo é necessário que a pessoa ame a si mesmo, pois
cheio de estima por si, é como uma energia que saindo de seu centro erradia de
luz o próximo, erradia todos os seres, ilumina o mundo.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Corrupção, prática comun das ideologias de direita e de esquerda
A
compaixão, fruto da sabedoria, fruto da expansão da consciência, é o caminho
verdadeiro para a construção de uma humanidade justa e sustentável. Pois, pela
política, o que observamos são discursos a favor da libertação dos pobres, são
críticas contra os governos que estão no poder; mas quando os opositores, os
"revolucionários" chegam ao poder e esquecem os interesses coletivos,
transformam-se na aristocracia política, transformam-se em funcionários
estatais elitizados, tornam-se praticante da corrupção e da burocracia,
passando a cuidar melhor dos lucros da classe dominante.
Por isso, devemos aprender a compaixão e praticá-la para servir simplesmente pelo prazer de amar incondicionalmente o próximo.
Por isso, devemos aprender a compaixão e praticá-la para servir simplesmente pelo prazer de amar incondicionalmente o próximo.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Aceitando a morte material
A morte de um ente
querido é sempre um sentimento dolorido no coração de quem ama.
Há uma historia Zen
bonita: em uma vila, uma mãe perdeu seu único filho, ela o amava imensamente.
Ela abraçava o corpo do filho não permitindo que o enterrassem. Preocupados, os
familiares a levaram a um sábio mestre. A mãe pediu que o mestre trouxesse o seu filho de volta. O mestre respondeu que primeiro ela tinha que cumprir uma tarefa. Ele disse, "vá as casas do vilarejo e peça uma semente de mostarda para cada família que nunca tenha perdido um ente querido, e traga a mim".
A mãe voltou ao mestre sem nenhuma semente de mostarda. Ela Aceitou o fato e compreendeu que as formas se transformam, nascem, crescem, e morrem, mas o espírito é eterno, é a nossa natureza.
sexta-feira, 3 de maio de 2013
A unidade do idealismo e do materialismo
Hegel quando escreveu
sobre a unidade e prioridade da consciência estava correto, porém, a forma
distorcida como se popularizou suas idéias, inclusive manipulada como ideologia
a serviço das falsas religiões e classes poderosas da época; motivou Marx a fazer
uma crítica justa ao hegelismo. Marx colocou a filosofia de cabeça para baixo,
dizendo que a matéria é a base da vida. Hoje fica claro, que os dois sistemas
estão corretos, pois Consciência e matéria é uma única realidade.
O equívoco é falar de
matéria como objetos separados e independentes, e incorretos, são falar do
pensamento como entidade separada. A vida é um Ser, uma Existência, uma
Consciência Una, o campo quântico; é o que Você é, é o que Eu Sou quando
estamos nos momentos de harmonia com o
todo, nos momento de meditação, Eu Sou o
todo; depois dessa clareza sentimos a compaixão e, passamos a ação
transformadora pelo nosso irmão, por nós mesmos, pois Eu e meu semelhante,
essencialmente somos Um só.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
O dia do trabalho: A senssível compaixão
Viva o dia do trabalho.
Quando se é insensível à exploração do trabalhador temos aí uma pessoa egoísta; mas
servir e amar a todos como a nós mesmo, isso é compaixão. Jesus na paixão de cristo deu sua vida material
por nós, os seus irmãos. Ele mostrou o caminho do amor ao próximo. Agora seguimos seus passos, lutando e
amando, por justiça, pela liberdade da consciência, e pela libertação do homem.
Na sociedade que eu defendo todos têm o poder criativo de viver feliz. Sou contra qualquer centralização autoritária do poder. E o critério ético é o princípio do trabalho. Viva o dia do trabalho.
Na sociedade que eu defendo todos têm o poder criativo de viver feliz. Sou contra qualquer centralização autoritária do poder. E o critério ético é o princípio do trabalho. Viva o dia do trabalho.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
Sei que nada sei
A vida não pode ser
compreendida. Ela é um mistério para ser vivido, para ser desfrutado.
Depois que Sócrates, o
sábio Grego, disse “Eu sei que nada sei”, algumas pessoas achavam que ele
estava com falsa humildade, já que era considerado o homem mais inteligente da
Grécia. Não era hipocrisia, Sócrates sabia que a verdade não podia ser dita. Ele
era sábio, não dava respostas, só as pessoas ignorantes têm respostas para
tudo.
Ele dizia que sua maneira
de dialogar era como um trabalho de uma parteira. Pelo diálogo, Sócrates levava
as pessoas à duvidar e a reconhecer sua incapacidade de conhecer as verdades
últimas. Assim, seus discípulos superavam todas as ilusões da mente. E desse sofrimento,
nascia uma sabedoria leve e luminosa.
A falsa sociedade não
aceita pessoas como Sócrates, como Jesus e muitos outros. Ela os assassinam,
quer dizer, pensa que os matam. Pois a nossa consciência, o nosso ser é de Deus,
quer dizer de Jesus, de Sócrates... Por isso, continuamos rebeldes, graças a
Deus.
Assinar:
Postagens (Atom)

