Somos um só

segunda-feira, 30 de setembro de 2013



Valorize antes de perder
                 Quando perdemos algo. Mais tarde descobrimos que era algo valoroso. Isso acontece porque estamos inconscientes. Estamos sem enxergar o valor que essas pessoas, coisas e sentimentos têm para nós. O que temos costuma ser bondoso, atencioso, carinhoso, amável com a gente, mas às vezes, não enxergamos a riqueza disso tudo e atiramos fora, perdemos. E é nesse momento que a verdade aparece - eram diamantes e sofremos sua falta. Uma pessoa iluminada é uma pessoa que ver. É uma pessoa acordada.  

sexta-feira, 27 de setembro de 2013



O egoísmo como base para o compartilhamento
                “O egoísmo é natural. Mas as pessoas dizem para as pessoas ajudar as outras. Dizem para elas amar os outros, e nunca dizem para amar a si mesmas.
               A coisa básica é a amar a si mesmo tão completamente que o amor extravase e chegue até os outros. A pessoa se torna tão feliz, tão alegre, tão sossegada, tão contente que, começa a compartilhar. Ele tem tanto; ele é como uma nuvem de chuva – tem de chover. E dar é mais agradável do que receber.”  Osho.
              Ser egoísta é a primeira condição para ser verdadeiramente solidário, para compartilhar. Nesse sentido o egoísmo é bom. Desde que o processo se complete – após ser e ter amor em abundância, ele é compartilhado. Esse  compartilhamento não é forçado, é espontâneo.

sábado, 17 de agosto de 2013

A unidade da consciência e a inexistência do ego

Viver orientado pela imagem do ego é confusão, é um ego contra o outros egos dentro de uma só pessoa . Apegado ao ego estamos constantemente lutando, tremendo de medo, contra a morte, contra a doença, contra a vida, contra a existência. Queremos que as coisas sejam conforme nossos desejos pessoais. Daí vem a falta de amor próprio, vem o ódio, o ciúme, a ambição, vem a intolerância...
Somente quando entendemos que o ego é uma imagem, é uma identificação passageira e ilusória criada dentro do campo  espiritual, é que ele (o ego) e todas as suas angústias desaparecem e, só permanecem a nossa natureza verdadeira – a Consciência eterna e unitária. Por causa disso podemos praticar a compaixão porque somos uma só consciência que se manifesta em várias medidas.
Quando sabemos quem somos, quando, pela experiência descobrimos que somos a consciência unitária, chamada pelo filósofo Hegel de  “consciência absoluta”, passamos a ser compassivo, passamos a ter uma coragem profunda.

Não se passa diretamente para uma consciência oceânica. Primeiro é preciso o fortalecimento do ego para depois, vendo sua inutilidade, largá-lo, fazê-lo desaparecer no oceano do espírito Universal, Ser Deus.  

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O mistério do morrer e do viver


             
 "Não há nada com que se preocupar. Você não vai morrer, só vai desaparecer. Sim, você não existirá mais como uma forma individual. Mas você estará ali e ainda mais. Quando o rio desaparece no oceano, ele não está morrendo- está se tornando o oceano, ficando maior, infinito".          
 Osho. (O livro do viver e do morrer).

                Eu acredito que há dois mundos. O mundo ilusório; da idéia de que há a separação das coisas, de que há a exclusão. Esse mundo é passageiro, que também é agressivo e angustiante. O outro, é o mundo verdadeiro, é a vida contínua e inseparável, onde essencialmente eu, você e o outro e as coisas, é uma só vida, um só processo interligado e dinâmico.

terça-feira, 23 de julho de 2013

A greve da educação e a crise dos grupos político-ideológicos


Com 24 dias de greve, de manifestações, surgem algumas lições. As duas diretorias, a do SINTEAC e a do SIMPLAC fazem o papel de agentes políticos e ideológicos a favor do governo e contra a classe dos trabalhadores em educação. São verdadeiros inimigos dos trabalhadores disfarçados de líderes sindicais.
E paralelamente aos falsos sindicalistas, instalados nos postos políticos estão os governistas que outrora eram sindicalistas radicais.
É bom duvidar da maioria dos revolucionários, porque ao chegar ao poder não põem em prática suas utopias e se transformam em contra-revolucionários, em conservadores.
Os políticos do PT que estão no poder do país, do estado e da capital, hoje; ontem eram grevistas, revolucionários, eles eram oposição aos que estavam no governo.
A grande maioria dos grevistas e opositores do PSDB, PMDB e sem partidos, de hoje; amanhã, ao chegar ao poder, serão reacionários, serão conservadores e contra os trabalhadores.
Essa metamorfose ocorre porque o poder corrompe. Porque há um sistema social maior que encanta e engole o indivíduo desejoso de poder, dinheiro, sexo, e prestígio.
É preciso um equilíbrio e um grau de consciência, rara entre os homens e as mulheres.
Essa consciência está brotando no interior das pessoas que participam com rebeldia das manifestações.
Vivemos uma época em que o espírito não aceita mais injustiça. O cidadão quer liberdade plena. As pessoas estão se rebelando, estão mudando a si próprio e sendo espelho para os outros, isso contagia. É a mudança para o indivíduo que não aceita mais as liderança dos outros, ela,  a pessoa,  é líder de si mesma.

As manifestações hoje é um espírito de uma época. 

domingo, 30 de junho de 2013

Amar o próximo é amar a si mesmo

Aos amigos e amigas, também aos futuros amigos, e aos meus semelhantes. É muito bom a nossa amizade, é como sentir o cheiro das flores, ouvir o canto dos pássaros, o fluir da existência, a eternidade do agora. Eu a amo porque todas as pessoas tem uma natureza divina. Somos um só espírito unido. Todos os seres são semelhantes em seu conteúdo. O que nos unifica é a espiritualidade. Nós somos uma síntese chamada Deus.

          Porém as teses, as antíteses, as diversidades, as individualidades, as contradições, os opostos, pertencem ao exterior, ou seja, essas coisas são as formas, as embalagens, aparências. Porém, a realidade é simples, somos um só espírito, como disse Jesus, Krisna, Buda e outros que viveram e despertaram. Saber isso, é viver com alegria, com compaixão e com compaixão.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

A liberdade é o nosso destino



O livro de Leonardo Boff , sobre a parábola da Águia e da galinha. É uma boa reflexão sobre a condição humana, sobre o comportamento humano. O ser humano, sendo por natureza superior. Compara-se a águia; mas, ás vezes, é condicionado pela ideologia social, é explorado pelo sistema econômico. Às vezes, é condenado a viver como galinha, alienado, dominado.
           Porém o salto aos céus é dado por todos nós, dentro do nosso próprio ritmo e grau de evolução. Um salto para a liberdade porque a nossa natureza é de vencedor. É de conquistador. Somos um ser que deseja a altura  espiritual e social. Nossa natureza é a sabedoria, é a compaixão e a coragem. Somos liberdade, destinados a ser livres.