Somos um só

sábado, 29 de março de 2014

Compaixão




                Quando fico feliz, desejo que o outro também sinta felicidade. Quando sacio minha sede, minhas necessidades materiais... Medito e ajo a favor para que todos tenham liberdade material. Quando sinto um lampejo de espiritualidade em mim e aprendo algo do além, que me faz bem, faço uma oração, uma meditação, para que eu e todas as pessoas alcancem a sabedoria espiritual, a iluminação. Esses sentimentos indicam que estamos nos aproximando da compaixão.

O poder da consciência profunda


Penso que a mudança social vem certamente com a evolução da consciência e, não com a implantação de sistemas sociais. Pois, os modelos sociais e materiais dissociados da experiência do indivíduo são insustentáveis. Assim a ação rebelde e a consciência consequentemente produzem a construção de uma sociedade livre e justa.

Tal sociedade e o novo homem são superiores aos modelos teóricos dos sistemas tipo capitalismo e socialismo real. Assim, o foco principal da transformação é o indivíduo e não exclusivamente a sociedade.

Essa concepção elimina o autoritarismo e a exploração do homem pelo homem. Porque a consequência da Consciência profunda e a compaixão.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A vida é movimento

A natureza é movimento, a vida é dinâmica, o universo flui, ele é um campo unificado de possibilidades, possibilidades de eventos, que são padrões de relações. O místico e filósofo grego Heráclito diz que o universo é fundamentalmente um fogo eternamente vivo, que flui, formando todas as coisas, e essas coisas são passageiras, eterno é o fogo vivo (espírito). Ele falou também que uma pessoa não se banha duas vezes no mesmo rio. Tudo muda. Deus é dia e é noite, unidade. Esses ensinamentos estar além da religião arcaica, e além da ciência materialista.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013



Valorize antes de perder
                 Quando perdemos algo. Mais tarde descobrimos que era algo valoroso. Isso acontece porque estamos inconscientes. Estamos sem enxergar o valor que essas pessoas, coisas e sentimentos têm para nós. O que temos costuma ser bondoso, atencioso, carinhoso, amável com a gente, mas às vezes, não enxergamos a riqueza disso tudo e atiramos fora, perdemos. E é nesse momento que a verdade aparece - eram diamantes e sofremos sua falta. Uma pessoa iluminada é uma pessoa que ver. É uma pessoa acordada.  

sexta-feira, 27 de setembro de 2013



O egoísmo como base para o compartilhamento
                “O egoísmo é natural. Mas as pessoas dizem para as pessoas ajudar as outras. Dizem para elas amar os outros, e nunca dizem para amar a si mesmas.
               A coisa básica é a amar a si mesmo tão completamente que o amor extravase e chegue até os outros. A pessoa se torna tão feliz, tão alegre, tão sossegada, tão contente que, começa a compartilhar. Ele tem tanto; ele é como uma nuvem de chuva – tem de chover. E dar é mais agradável do que receber.”  Osho.
              Ser egoísta é a primeira condição para ser verdadeiramente solidário, para compartilhar. Nesse sentido o egoísmo é bom. Desde que o processo se complete – após ser e ter amor em abundância, ele é compartilhado. Esse  compartilhamento não é forçado, é espontâneo.

sábado, 17 de agosto de 2013

A unidade da consciência e a inexistência do ego

Viver orientado pela imagem do ego é confusão, é um ego contra o outros egos dentro de uma só pessoa . Apegado ao ego estamos constantemente lutando, tremendo de medo, contra a morte, contra a doença, contra a vida, contra a existência. Queremos que as coisas sejam conforme nossos desejos pessoais. Daí vem a falta de amor próprio, vem o ódio, o ciúme, a ambição, vem a intolerância...
Somente quando entendemos que o ego é uma imagem, é uma identificação passageira e ilusória criada dentro do campo  espiritual, é que ele (o ego) e todas as suas angústias desaparecem e, só permanecem a nossa natureza verdadeira – a Consciência eterna e unitária. Por causa disso podemos praticar a compaixão porque somos uma só consciência que se manifesta em várias medidas.
Quando sabemos quem somos, quando, pela experiência descobrimos que somos a consciência unitária, chamada pelo filósofo Hegel de  “consciência absoluta”, passamos a ser compassivo, passamos a ter uma coragem profunda.

Não se passa diretamente para uma consciência oceânica. Primeiro é preciso o fortalecimento do ego para depois, vendo sua inutilidade, largá-lo, fazê-lo desaparecer no oceano do espírito Universal, Ser Deus.  

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O mistério do morrer e do viver


             
 "Não há nada com que se preocupar. Você não vai morrer, só vai desaparecer. Sim, você não existirá mais como uma forma individual. Mas você estará ali e ainda mais. Quando o rio desaparece no oceano, ele não está morrendo- está se tornando o oceano, ficando maior, infinito".          
 Osho. (O livro do viver e do morrer).

                Eu acredito que há dois mundos. O mundo ilusório; da idéia de que há a separação das coisas, de que há a exclusão. Esse mundo é passageiro, que também é agressivo e angustiante. O outro, é o mundo verdadeiro, é a vida contínua e inseparável, onde essencialmente eu, você e o outro e as coisas, é uma só vida, um só processo interligado e dinâmico.