Somos um só

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Somos educadores

O objetivo do educador é ensinar. Mas como diz o mestre do ensino Paulo Freire, "Professor é aquele que de repente aprende. O discípulo, como também o aluno, é aquele que está focado na aprendizagem.
Por isso, o sentido da disciplina é a aprendizagem. E não é bom confundir repressão com disciplina. Repressão é uma forma de violência que dificulta a aprendizagem e disciplina tem como alvo a aprendizagem. Por isso, o alvo de todos nós é a aprendizagem e aprendizagem é vida.

terça-feira, 31 de março de 2015

A harmonia oculta

                   
                   Os opostos não são dual, dois separados, são polares, complementares, partes da mesma realidade dinâmica - o mal e o bem, o positivo e o negativo, o belo e o feio, o estreito e o largo. pois é, a harmonia é que os opostos se movimenta em interdependência; A riqueza depende da pobreza, e a pobreza para existir, precisa da riqueza. 
                   A existência dos fenômenos é de grau, é uma questão de mais ou menos. E há uma interconexão em tudo. Há uma interpenetração, pois o todo contém todos e cada um contem o todo.

sábado, 29 de março de 2014

Compaixão




                Quando fico feliz, desejo que o outro também sinta felicidade. Quando sacio minha sede, minhas necessidades materiais... Medito e ajo a favor para que todos tenham liberdade material. Quando sinto um lampejo de espiritualidade em mim e aprendo algo do além, que me faz bem, faço uma oração, uma meditação, para que eu e todas as pessoas alcancem a sabedoria espiritual, a iluminação. Esses sentimentos indicam que estamos nos aproximando da compaixão.

O poder da consciência profunda


Penso que a mudança social vem certamente com a evolução da consciência e, não com a implantação de sistemas sociais. Pois, os modelos sociais e materiais dissociados da experiência do indivíduo são insustentáveis. Assim a ação rebelde e a consciência consequentemente produzem a construção de uma sociedade livre e justa.

Tal sociedade e o novo homem são superiores aos modelos teóricos dos sistemas tipo capitalismo e socialismo real. Assim, o foco principal da transformação é o indivíduo e não exclusivamente a sociedade.

Essa concepção elimina o autoritarismo e a exploração do homem pelo homem. Porque a consequência da Consciência profunda e a compaixão.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A vida é movimento

A natureza é movimento, a vida é dinâmica, o universo flui, ele é um campo unificado de possibilidades, possibilidades de eventos, que são padrões de relações. O místico e filósofo grego Heráclito diz que o universo é fundamentalmente um fogo eternamente vivo, que flui, formando todas as coisas, e essas coisas são passageiras, eterno é o fogo vivo (espírito). Ele falou também que uma pessoa não se banha duas vezes no mesmo rio. Tudo muda. Deus é dia e é noite, unidade. Esses ensinamentos estar além da religião arcaica, e além da ciência materialista.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013



Valorize antes de perder
                 Quando perdemos algo. Mais tarde descobrimos que era algo valoroso. Isso acontece porque estamos inconscientes. Estamos sem enxergar o valor que essas pessoas, coisas e sentimentos têm para nós. O que temos costuma ser bondoso, atencioso, carinhoso, amável com a gente, mas às vezes, não enxergamos a riqueza disso tudo e atiramos fora, perdemos. E é nesse momento que a verdade aparece - eram diamantes e sofremos sua falta. Uma pessoa iluminada é uma pessoa que ver. É uma pessoa acordada.  

sexta-feira, 27 de setembro de 2013



O egoísmo como base para o compartilhamento
                “O egoísmo é natural. Mas as pessoas dizem para as pessoas ajudar as outras. Dizem para elas amar os outros, e nunca dizem para amar a si mesmas.
               A coisa básica é a amar a si mesmo tão completamente que o amor extravase e chegue até os outros. A pessoa se torna tão feliz, tão alegre, tão sossegada, tão contente que, começa a compartilhar. Ele tem tanto; ele é como uma nuvem de chuva – tem de chover. E dar é mais agradável do que receber.”  Osho.
              Ser egoísta é a primeira condição para ser verdadeiramente solidário, para compartilhar. Nesse sentido o egoísmo é bom. Desde que o processo se complete – após ser e ter amor em abundância, ele é compartilhado. Esse  compartilhamento não é forçado, é espontâneo.