Somos um só

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Espiritualizando a alagação



                 A maior enchente de todos os tempos em número de desabrigados está ocorrendo no Acre, no centro da Amazônia.  Em um ano misterioso, 2012. Quando as pessoas se preparavam para o carnaval.
                Grupos da religião tradicional afirmam que o mundo vai se acabar neste ano. As pessoas mentalizam que são culpadas e que merecem punição. Acredita-se, erroneamente, que a humanidade é culpada e que o mundo vai acabar.
                As milhares de famílias que perderam “tudo” nessa alagação pagam pelos pecados dos outros. Pelos pecados dos que vivem em desarmonia com  a natureza, como os capitalistas latifundiários, gananciosos, que destroem o equilíbrio natural com suas queimadas ilegais. Em seus castelos, isolados, usam sua ideologia doente.
                Os mais necessitados sofrem pela ação dos outros, porque, verdadeiramente, somos um só, somos uma só alma. Como diz Osho no livro A harmonia oculta: “O Carma é coletivo”. Quando uma pessoa peca todos pecam, quando uma pessoa sofre todos sofrem, e quando uma pessoa é feliz todos são. Vamos fazer a mudança nas idéias e na prática de todos os destruidores do equilíbrio ambiental. Assim, movido pelo entusiasmo e pela unidade, manifestaremos a Imagem Verdadeira ( De filhos de Deus, perfeitos).
                Quando cresce a ilusão de que o mundo acabará, neste ano de 2012, crescem também os infortúnios, as calamidades, as doenças...  A palavra e a  mente têm poder.
                Mas a verdade é que a humanidade, essencialmente, é isenta de pecado e de punição.
                O pecado e a penitência é coisa do falso eu dentro de cada um. Por isso, a Bíblia Sagrada diz para vivermos na graça!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Francelina, coração coragem


            Dia 10 de fevereiro, nasce Francelina Martins Farias. Bem no coração da Amazônia, onde costumam nascer o arco-íris, o sol, os rios, as chuvas, os bosques, você, pássaros... É Deus existindo! É verdadeiro dizer: “somos eternos”. Não o corpo material, mas a nossa Verdadeira Natureza.
            O Manoel Lucas e a Lindáuria se completaram, nasceu da mulher mãe, o amor. Nasceu a alegria. Veio livre para ser livre. Francelina! Teu nome é esperança. O horizonte que nos move para frente, para a vida.
            Tem sua casa construída sobre rocha. Jamais serás derrotada. Tem valiosos amigos que compartilham o mesmo ideal libertário.
            Já foi perseguida por defender a justiça.  Serás bem aventurada. É o que diz Jesus no Sermão da Montanha.
            Seu verdadeiro ser é infinito, é eterno. Assim, é correto dizer que aquela flor, a borboleta, a índia menina, as estrelas, a realidade, que nasce continuamente, é Você. Compreendo por que você luta pelos os “outros”, porque somos um só!
            Como diz o sábio grego Heráclito: “O universo é um fogo eternamente vivo que ascende e apaga em medidas diversas. É Deus em formas plurais colorindo a vida.
            Sua confiança em Deus, equilíbrio, amor humano, naturalidade, é o seu centro. É seu escudo frente as adversidades.
             Feliz aniversário! Mulher coração coragem.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Originalmente o pecado é inexistente

   
              O pecado é a ação ou o pensamento em desacordo com a retidão divina da própria pessoa. O pecado não faz mal algum a Deus, faz mal, sim, ao pecador. Deus é a natureza verdadeira em nós, ele é Amor, Bem Supremo, não cria pecadores. Para Deus não existe um pecador sequer, porque nossa realidade oculta Verdadeira, o Eu interior, é o Espírito Santo.
            Os pecadores e o pecado é obra do falso eu. Toda vez que uma pessoa faz uma coisa errada, essa ação é mentalizada como um erro cometido e que tem conseqüências negativas para o pecador.
            Esse pecado atua na mente ou no subconsciente do indivíduo provocando sofrimento e doenças.
            Somente eliminando o pecado, a causa, é que podemos nos libertar das desgraças. O profeta João Batista anunciou: “Arrependei-vos, pois o Reino de Deus está próximo”. Arrepender significa retornar, voltar à presença de Deus, nossa Verdadeira natureza, já que somos Filhos de Deus, somos Divinos, semelhantes ao Pai.
            Assim, não é preciso castigos, sofrimentos, porque tudo isso, inclusive o falso eu, pecador, pecado e o mal, são, originalmente, ilusões; quando  nos arrependemos de coração, a escuridão desaparece frente a luz, a Verdade, e tudo se torna Deus, Jesus, a existência, a Imagem Verdadeira.
            Com a extinção do pecado, famílias são restauradas, porque seus membros não mais se deixarão dominar por sentimentos negativos como a ira, o ódio, o ciúme, os conflitos, o medo ... Eles sentirão paz e destemor.
            As causas de sofrimento e doenças, para nós, cristãos, é o pecado. Para os budistas é o carma. E para a psicanálise são as experiências dolorosas que foram bloqueadas para o inconsciente.
            Essas abordagens são complementares, ajuda na compreensão do fenômeno.
            Esse processo todo nem sempre aparece diretamente a nossa compreensão, é preciso mergulhar em “águas profundas”. Porque todos nós colheremos os frutos do que praticamos. Como diz o provérbio “Os bons recebem felicidade inesperada, e os maus, desgraça inesperada”.
            Quando retorno para a nossa verdadeira natureza, Deus em nós, já não existe mais o pecado, porque o pecado não é existência verdadeira e pertence a um mundo falso. Como Taniguchi diz: "Quando voltarmos a mente para Deus, orarmos e nos ligarmos a Ele, desaparecerão nossos pecados acumulados, sem que passemos por tanto sofrimentos".
            Por isso, digo, não tem necessidade de vivermos em um mundo falso, e sim, no Verdadeiro, para que o pecado e o sofrimento não sejam uma constante em nossa vida.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O maior dos diamantes

Meu sonho dourado, o meu filho.

Ouça a sabedoria da canção:
“Que você seja alegre, mesmo quando vier a chorar;
Que você seja sempre jovem, mesmo quando o tempo passar;
Que você tenha sempre esperança, mesmo quando o sol não nascer;
Que você ame os seus amigos, mesmo quando sofrer;
Que você deixe já mais de sonhar, mesmo quando vier a fracassar;
Que você não desista de caminhar, mesmo quando errar.
Se feliz, não é ter uma vida perfeita, é usar os erros para ser sábio e aprender a
caminhar;
Ser feliz é agradecer a Deus pela vida;
Ser feliz é ouvir sua voz dizendo: - nunca desista!”
Você, Francisco das Chagas, meu filho amado, que caminha procurando construir o seu sonho. A arte maior desse caminhar é fazer o Ser - você mesmo. Cada um de nós é um tesouro sagrado, porque Deus é pai de todos nós. E, ele é pai de um único filho: Jesus, você, eu e todos aqueles que vive a Grande Vida: O espírito de Deus.
Quando penso em você presente nesse mundo, aumenta meu sentimento de amor e de alegria. Também, da mesma maneira, cresce a minha compaixão por todos, ao ver que a tua natureza oculta e verdadeira é a mesma natureza de todos seres.   
Na essência, somos um só!


domingo, 8 de janeiro de 2012

Dialética

      Podemos até agir duramente ou mansamente, mas nunca perder o principal, o meio, o centro dos extremos - a harmonia oculta. Não podemos nunca perder a consciência, o estado de alerta. Pois os opostos são complementares, são um só, um mesmo ser com intensidades e medidas diversas. Os graus do ser, o mundo,  nos dá  impressão de seres separados, mas isso é só na aparência, pois quando observamos mais profundamente o que vemos é uma unidade básica, oculta, inseparável, que os sábios chamam de Deus, Tao, espírito, existência, é o nosso verdadeiro ser, o Eu interior.
      Todos os seres do mundo são mutáveis. A mutabilidade é uma característica da realidade, por isso, os fenômenos aparecem antagônicos, início ou fim, guerra ou paz, vida ou morte, bem ou mal. Os opostos são apenas aparências, na verdade eles não são isolados.  É como se fossem uma roda que gira tendo como eixo a mesma realidade  e nas  formas as intensidades, um momento o inverno, outro o verão; o dia, depois a noite; a sede, depois a saciedade; o amor, depois o ódio. Os dois lados de uma mesma moeda.
       A única coisa que nunca muda é a mudança. Por isso, dizer que um ser é, não é correto, ele é um vir-a-ser. 
     Heráclito diz: "O homem não se banha duas vezes no mesmo rio". Porque o homem sempre muda e o rio também e, na segunda vez que o homem vai ao rio, eles não são os mesmos.
      A realidade é dinâmica, mas não podemos esquecer do principal, do equilíbrio, que Heráclito chama de Logos.
    

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Trabalho Pedagógico

         É necessário que o professor que tem compromisso ético e social com o aluno procure capacitação técnica para desenvolver um trabalho com qualidade social.
           Nesse trabalho, o professor flexibiliza sua ação, mas não esquecendo o essencial: seu compromisso ético e social, sem essa base o professor se frustra. Por isso, só é possível educar por meio do amor, pois educar é amar intensamente.

Mensagem de Reflexão - Aproveite a Vida