Somos um só

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A unidade dinâmica

Na China, altamente religiosa, onde o povo vive o esplendor da consciência divina prospera o sistema nascido da revolução social.
Na década de 60, o Partido Comunista Chinês declarou: “Na China não há antagonismo”.
A mentalidade esquerdista do ocidente não entendeu e se opôs, reafirmando que o antagonismo de classe é uma lei invariável.
Eles não poderiam entender, pois sua mente é exclusivamente analítica, dual e sem profundidade.
   Em essência o mundo é uma harmonia oculta, onde os opostos se complementam, formando uma unidade dinâmica.
            A visão dual pensa erroneamente, por exemplo, que o quente é dividido do frio; a dor é isolada do prazer; a riqueza é separada da pobreza. Não há oposição. A diferença é de graus. O quente é menos frio e o frio é menos quente.
            O Brasil em vez de querer eliminar a humanidade “capitalista” através da violência deve fluir no rio da igualdade, para que a unidade da nossa nação seja justa.
Na China não há antagonismo, nem no Brasil. Há uma unidade em mudança que tem como centro o trabalho.
           

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Somos o Ser Absoluto


Deus é a única existência verdadeira.
A escritora Helen G. Sherry fez a seguinte poesia:

“O Ser Absoluto, perfeito,
Aloja-se em minha alma,
Vê através dos meus olhos,
Ouve através dos meus ouvidos,
Respira através do sagrado processo de respiração.
Ele fala através da minha voz,
Trabalha através das minhas mãos,
E governa todas as funções do meu ser.”

Na essência todas as formas são um mesmo Ser. Deus, o Eu Sou, em cada ser, é o testemunha eterno que ver, ouve, faz... Sentir e praticar isso é deixar a nossa vontade ser a vontade de Deus. É viver o paraíso agora.
Assim, o ego e toda forma de egoísmo desaparece. O mal não será mais possível porque seremos o universo, o testemunha, o observador (a existência) que observa a si mesmo.

sexta-feira, 23 de março de 2012

O nosso Eu Verdadeiro


No livro Guerra e Paz Interior, Ensinamentos do Bhagavad Gita, OSHO diz:
            “Uma pessoa perguntou a Jesus: ‘O que você sabe a respeito de Abraão?’. Abraão foi um profeta antigo, muito antes da época de Jesus.
Jesus respondeu: ‘Antes de Abraão, eu existi’.
O homem não pode acreditar em Jesus. Jesus tinha trinta anos de idade, e Abraão tinha morrido milhares de anos antes”.
Jesus está falando da Grande Vida. Ele e nós somos um com Deus. Somos uma só realidade.
Ele não estar falando de Jesus que nasceu de Maria. Do homem particular com sua personalidade.  Essa forma nunca mais existirá.
Mas o Ser Verdadeiro de Jesus é eterno. É um com Deus. Assim, Jesus é Deus.
Nós também, essencialmente, somos de natureza divina. Somos filhos de Deus. Feito a semelhança do Pai. Quando essa Verdade é encoberta pela ilusão do eu falso surgem as Imagens inexistentes: A doença, o sofrimento, a angústia, as vaidades, os enganos... 
Em qualquer situação que estejamos passando, qualquer aparência, é tudo pelo consentimento de Deus. Portanto, vamos lembrar-nos do nosso Eu Verdadeiro, em tudo. A harmonia oculta em todas as situações, o Centro, a coerência na incoerência.
Desde que o homem existe na terra, ele vem afirmando que a vida não acaba quando o corpo morre. Porque nosso Verdadeiro ser, o centro, o meio, o Eu Sou, está vendo tudo. As formas mudando, as estações mudando. Estávamos lá quando crianças, quando jovens, quando adultos, e quando velhos. O que muda é a roupagem, o corpo. O Eu verdadeiro é o Ser. Essa é a Grande Vida. A existência indivisível.
Jesus respondeu: “Antes de Abraão eu existi”.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Espiritualizando a alagação



                 A maior enchente de todos os tempos em número de desabrigados está ocorrendo no Acre, no centro da Amazônia.  Em um ano misterioso, 2012. Quando as pessoas se preparavam para o carnaval.
                Grupos da religião tradicional afirmam que o mundo vai se acabar neste ano. As pessoas mentalizam que são culpadas e que merecem punição. Acredita-se, erroneamente, que a humanidade é culpada e que o mundo vai acabar.
                As milhares de famílias que perderam “tudo” nessa alagação pagam pelos pecados dos outros. Pelos pecados dos que vivem em desarmonia com  a natureza, como os capitalistas latifundiários, gananciosos, que destroem o equilíbrio natural com suas queimadas ilegais. Em seus castelos, isolados, usam sua ideologia doente.
                Os mais necessitados sofrem pela ação dos outros, porque, verdadeiramente, somos um só, somos uma só alma. Como diz Osho no livro A harmonia oculta: “O Carma é coletivo”. Quando uma pessoa peca todos pecam, quando uma pessoa sofre todos sofrem, e quando uma pessoa é feliz todos são. Vamos fazer a mudança nas idéias e na prática de todos os destruidores do equilíbrio ambiental. Assim, movido pelo entusiasmo e pela unidade, manifestaremos a Imagem Verdadeira ( De filhos de Deus, perfeitos).
                Quando cresce a ilusão de que o mundo acabará, neste ano de 2012, crescem também os infortúnios, as calamidades, as doenças...  A palavra e a  mente têm poder.
                Mas a verdade é que a humanidade, essencialmente, é isenta de pecado e de punição.
                O pecado e a penitência é coisa do falso eu dentro de cada um. Por isso, a Bíblia Sagrada diz para vivermos na graça!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Francelina, coração coragem


            Dia 10 de fevereiro, nasce Francelina Martins Farias. Bem no coração da Amazônia, onde costumam nascer o arco-íris, o sol, os rios, as chuvas, os bosques, você, pássaros... É Deus existindo! É verdadeiro dizer: “somos eternos”. Não o corpo material, mas a nossa Verdadeira Natureza.
            O Manoel Lucas e a Lindáuria se completaram, nasceu da mulher mãe, o amor. Nasceu a alegria. Veio livre para ser livre. Francelina! Teu nome é esperança. O horizonte que nos move para frente, para a vida.
            Tem sua casa construída sobre rocha. Jamais serás derrotada. Tem valiosos amigos que compartilham o mesmo ideal libertário.
            Já foi perseguida por defender a justiça.  Serás bem aventurada. É o que diz Jesus no Sermão da Montanha.
            Seu verdadeiro ser é infinito, é eterno. Assim, é correto dizer que aquela flor, a borboleta, a índia menina, as estrelas, a realidade, que nasce continuamente, é Você. Compreendo por que você luta pelos os “outros”, porque somos um só!
            Como diz o sábio grego Heráclito: “O universo é um fogo eternamente vivo que ascende e apaga em medidas diversas. É Deus em formas plurais colorindo a vida.
            Sua confiança em Deus, equilíbrio, amor humano, naturalidade, é o seu centro. É seu escudo frente as adversidades.
             Feliz aniversário! Mulher coração coragem.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Originalmente o pecado é inexistente

   
              O pecado é a ação ou o pensamento em desacordo com a retidão divina da própria pessoa. O pecado não faz mal algum a Deus, faz mal, sim, ao pecador. Deus é a natureza verdadeira em nós, ele é Amor, Bem Supremo, não cria pecadores. Para Deus não existe um pecador sequer, porque nossa realidade oculta Verdadeira, o Eu interior, é o Espírito Santo.
            Os pecadores e o pecado é obra do falso eu. Toda vez que uma pessoa faz uma coisa errada, essa ação é mentalizada como um erro cometido e que tem conseqüências negativas para o pecador.
            Esse pecado atua na mente ou no subconsciente do indivíduo provocando sofrimento e doenças.
            Somente eliminando o pecado, a causa, é que podemos nos libertar das desgraças. O profeta João Batista anunciou: “Arrependei-vos, pois o Reino de Deus está próximo”. Arrepender significa retornar, voltar à presença de Deus, nossa Verdadeira natureza, já que somos Filhos de Deus, somos Divinos, semelhantes ao Pai.
            Assim, não é preciso castigos, sofrimentos, porque tudo isso, inclusive o falso eu, pecador, pecado e o mal, são, originalmente, ilusões; quando  nos arrependemos de coração, a escuridão desaparece frente a luz, a Verdade, e tudo se torna Deus, Jesus, a existência, a Imagem Verdadeira.
            Com a extinção do pecado, famílias são restauradas, porque seus membros não mais se deixarão dominar por sentimentos negativos como a ira, o ódio, o ciúme, os conflitos, o medo ... Eles sentirão paz e destemor.
            As causas de sofrimento e doenças, para nós, cristãos, é o pecado. Para os budistas é o carma. E para a psicanálise são as experiências dolorosas que foram bloqueadas para o inconsciente.
            Essas abordagens são complementares, ajuda na compreensão do fenômeno.
            Esse processo todo nem sempre aparece diretamente a nossa compreensão, é preciso mergulhar em “águas profundas”. Porque todos nós colheremos os frutos do que praticamos. Como diz o provérbio “Os bons recebem felicidade inesperada, e os maus, desgraça inesperada”.
            Quando retorno para a nossa verdadeira natureza, Deus em nós, já não existe mais o pecado, porque o pecado não é existência verdadeira e pertence a um mundo falso. Como Taniguchi diz: "Quando voltarmos a mente para Deus, orarmos e nos ligarmos a Ele, desaparecerão nossos pecados acumulados, sem que passemos por tanto sofrimentos".
            Por isso, digo, não tem necessidade de vivermos em um mundo falso, e sim, no Verdadeiro, para que o pecado e o sofrimento não sejam uma constante em nossa vida.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O maior dos diamantes

Meu sonho dourado, o meu filho.

Ouça a sabedoria da canção:
“Que você seja alegre, mesmo quando vier a chorar;
Que você seja sempre jovem, mesmo quando o tempo passar;
Que você tenha sempre esperança, mesmo quando o sol não nascer;
Que você ame os seus amigos, mesmo quando sofrer;
Que você deixe já mais de sonhar, mesmo quando vier a fracassar;
Que você não desista de caminhar, mesmo quando errar.
Se feliz, não é ter uma vida perfeita, é usar os erros para ser sábio e aprender a
caminhar;
Ser feliz é agradecer a Deus pela vida;
Ser feliz é ouvir sua voz dizendo: - nunca desista!”
Você, Francisco das Chagas, meu filho amado, que caminha procurando construir o seu sonho. A arte maior desse caminhar é fazer o Ser - você mesmo. Cada um de nós é um tesouro sagrado, porque Deus é pai de todos nós. E, ele é pai de um único filho: Jesus, você, eu e todos aqueles que vive a Grande Vida: O espírito de Deus.
Quando penso em você presente nesse mundo, aumenta meu sentimento de amor e de alegria. Também, da mesma maneira, cresce a minha compaixão por todos, ao ver que a tua natureza oculta e verdadeira é a mesma natureza de todos seres.   
Na essência, somos um só!