Somos um só

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dialética sim, Materialismo?


Há duas explicações principais sobre a realidade. Uma é o positivismo, ela afirma só o lado bom da vida e nega o conflito, a luta e o contrário. A outra concepção é o materialismo dialético, que se não evoluir ou desenvolver permanecerá incompleto, apesar de ser superior; pois a matéria não é determinante, ela é criada pelo pensamento, podendo também o pensamento ser influenciado pela matéria; mas nem uma dessas abstrações existem, nem a matéria, nem as imagens de pensamento, elas são ilusórias; antigamente Issac Newton dizia que a realidade era formada pela mecânica dos blocos materiais, daí projetou-se que a matéria ou blocos materiais fossem a essência dos fenômenos; hoje, a física moderna ultrapassou esse conhecimento.
            Assim, a matéria ou a ideia são inexistentes, são criações da imaginação mental; a realidade derivante é o processo, o campo quântico, a consciência una, onde a matéria ou a realidade objetiva são padrões transitórios, fugazes.
            Portanto, o positivismo, mesmo hegemônico e guiando muita gente, ele é excludente. E o materialismo dialético, mesmo com todos os avanços que ele proporcionou para a humanidade, hoje, ele necessita de desenvolvimento e atualização da linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário